Buscar
  • Novo Florescer

22 Flores para casamento e os seus significados

Deixe o casamento muito mais bonito, simbólico e romântico incluindo arranjos de flores na decoração.


Seja para a festa, igreja ou buquê da noiva, é importante escolher não só uma flor que harmonize com as cores da decoração, mas que também represente o momento e as perspectivas do casal. Entenda os significados das flores para decorar casamento.


As flores simbolizam o amor entre as pessoas e a gratidão pela concretização do primeiro passo para uma união eterna. Cada espécie carrega uma energia e representa um tipo de sentimento, podendo variar entre a sorte, a fidelidade e a inocência. Num momento tão importante como o casamento, é essencial que antes de escolher a flor pela beleza, os seus significados também sejam levados em consideração.


Significados das Flores para decorar casamento


A Novo Florescer selecionou as flores mais usadas para decorar casamento e os seus significados. Veja:


1 – Tulipa

A tulipa é uma flor considerada como superior em relação as demais, por conta da beleza e do toque elegante que ela garante em qualquer tipo de decoração. Em casamentos ela representa o amor forte, inabalável e eterno.



2 – Margarida

A margarida é uma flor delicada e de pétalas sempre brancas. Ela transmite paz e tranquilidade durante a cerimônia e simboliza a pureza, a juventude e a inocência.



3 – Girassol

O girassol é a flor comparada ao sol, a maior estrela do nosso sistema e responsável pela luz do nosso dia. Utilizar girassóis na decoração do casamento representa a alegria, o sucesso e a positividade na relação.

















4 – Copo de leite

Esse tipo de flor pode representar a indiferença, no entanto, em casamentos ela passa a ser símbolo de paz, calma e alegria. A cor branca, também representa a pureza e o respeito que existe entre o casal.


5 – Orquídea

Uma das flores mais vistas em casamentos, o significado da orquídea está diretamente ligado a figura feminina. Elas simbolizam o amor, a fidelidade, a sensibilidade, a sensualidade e a beleza da mulher.

















6 – Jasmim

O jasmim também representa a pureza e a inocência, devido a sua cor clara. Mas o perfume dessa flor, que sempre se sobressai entre as demais, representa a felicidade, a sorte e a realização.










7 – Gérbera

A principal característica da gérbera são as cores vivas. Essa flor pode ser utilizada no casamento para simbolizar uma vida a dois feliz, de muitas surpresas boas, cumplicidade e amor.




















8 – Lírio

Também bastante comum na decoração de casamentos, o Lírio é representa o amor puro, o respeito, a sensibilidade, a fertilidade e até mesmo a maternidade.



9 – Hortênsia

A hortênsia representa a lealdade entre os noivos. Ela também pode significar a concretização de objetivos, a prosperidade, a vontade de permanecer ao lado da pessoa amada e o respeito pelos próximos.


10 – Rosa

A rosa é representa a paixão e o amor, no entanto, há variações de acordo com a cor das pétalas. A branca significa inocência e respeito, a rosa significa beleza e admiração, a amarela representa a alegria e a amizade, já a vermelha o desejo e o amor intenso. As rosas ficam incríveis nos arranjos, buquês e até mesmo nos bolos decorados.

11 – Antúrio

Apesar de não ser muito comum em casamentos, o Antúrio acrescenta um toque tropical à decoração. O formato de coração da flor se harmoniza com o clima de romantismo da ocasião. É uma boa escolha para centros de mesa e até mesmo para o buquê.

12 – Dália

Com aparência rústica, a Dália é uma boa escolha principalmente para decorar casamentos no campo. A abundância de pétalas dessa flor vai deixar a mesa dos convidados mais bonita e sofisticada.



13 – Gardênia

A Gardênia é um verdadeiro tesouro tropical, que pode ser usada tanto na montagem de arranjos como também na decoração do bolo de casamento. É sinônimo de alegria e possui uma fragrância marcante.


14 – Peônia

A Peônia pode ser usada sozinha ou com outras flores para a construção de arranjos incríveis. É uma espécie exótica, bela, resistente e que não passa despercebida.



15 – Jacinto

Essa espécie de flor é bem eclética, afinal, combina tanto com casamentos clássicos como também com casamentos rústicos. Simboliza a doçura, o coração alegre.


16 -Crisântemo

Entre as principais espécies de flores para casamento, não podemos nos esquecer do Crisântemo. Essa planta embeleza arranjos vintage e tem tudo a ver com festas ao ar livre.


17 – Mosquitinho

A Gipsofila, também conhecida como Mosquitinho, é uma flor branca e delicada, que faz muito sucesso na decoração de casamentos. Tem custo acessível e pode ser encontrada à venda em qualquer época do ano.




18 – Lisianthus

Delicado e romântico, o Lisianthus tem muitas semelhanças com a Rosa. Os noivos que optam por essa espécie conseguem decorar os espaços de forma mais elegante e sinalizam o amor que sentem um pelo outro.




19 – Flores do campo

Algumas flores são perfeitas para decorar casamentos ao ar livre, como é o caso das flores do campo. Coloridas e alegres, elas deixam o ambiente mais jovem e descontraído.


20 – Cravo

Os cravos, quando bem usados, rendem arranjos de flores incríveis para ornamentar a cerimônia e a festa. Essa espécie conta com uma grande variedade de cores e simboliza o desejo de atrair bênçãos e vitórias.



21 – Anêmona

A Anêmona é uma flor colorida com miolo escuro que faz muito sucesso no décor de casamento. A espécie é delicada, charmosa e enigmática. Com certeza vai roubar a atenção dos convidados ao dividir espaço com outras plantas nos arranjos.


22 -Ranúnculo

As pétalas do Ranúnculo lembram babados ondulados, por isso o uso da planta é comum em casamentos. É uma escolha doce e simples para arranjos e buquês.


A escolha das cores

Para incorporar significados no casamento, não basta apenas definir a espécie ideal. Também é importante pensar na paleta de cores e o significado atrelado a cada tom. Confira:

  • Branco: paz, pureza e inocência;

  • Rosa: amor, carinho e gentileza;

  • Azul: lealdade e harmonia;

  • Verde: juventude, equilíbrio e esperança;

  • Vermelho: paixão e coragem;

  • Laranja: encantamento, criatividade e admiração;

  • Amarelo: alegria e amizade;

  • Champanhe: simpatia;

  • Lilás: espiritualidade e intuição.

Você conhece outras espécies de flores para decorar casamento? Deixe um comentário.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo